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06/12/2021

Atenção redobrada à segurança


Digitalização das operações exige atenção dos lojistas em relação à segurança nos seus processos, até os mais simples, como o uso do WhatsApp.

A transformação digital traz uma série de benefícios. Otimização dos processos de gestão, facilidade nas vendas – a pandemia mostrou o quanto os canais digitais são importantes -, visibilidade nas redes sociais. No entanto, exige muita cautela dos lojistas em relação á segurança.

É necessário proteger informações pertinentes ao negócio e aos colaboradores. Desde os ativos digitais, como documentos, arquivos, softwares, sites e perfis nas redes sociais, até os servidores, dispositivos para armazenar dados e outros equipamentos. Além das ameaças externas – cada vez mais comuns -, é preciso prevenir o vazamento de dados confidenciais e outras questões sensíveis de origem interna. Backups constantes, monitoramento de antivírus e firewall e um especialista de confiança que oriente a empresa são essenciais.

Confira algumas dicas para fortalecer a segurança digital da sua empresa:

- Compartilhe arquivos na nuvem – Pen drive e HDs externos podem infectar outras máquinas da empresa e também dos clientes. É mais seguro compartilhar arquivos num sistema de nuvem, que tem níveis mais altos de segurança.

- Use senhas fortes – Senhas simples são mais vulneráveis, mesmo num avançado sistema de segurança. E é melhor usar senhas diferentes para cada serviço. Assim, se um acesso for comprometido, os demais se mantêm seguros.

- Ignore e-mails suspeitos – Pedidos para clicar em link ou fazer downloads, ainda que o contato seja conhecido, devem ser confirmados com a fonte.

- Tenha ferramentas de proteção – Antivírus e anti-malwares são ferramentas de defesa essenciais e precisam estar sempre atualizados.

- Crie uma política de segurança digital – Os colaboradores devem ser informados sobre a conduta digital, como as regras de acesso à internet e o uso de WhatsApp. Os treinamentos precisam também alertar sobre os riscos.

 

- Plano de recuperação – Em caso de jncidentes, gestores e demais colaboradores devem saber como agir, qual o seu papel e de que forma é possível minimizar os efeitos negativos de quaisquer ocorrências.

Fonte: Conexão Varejo


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