» Blog


04/10/2019

CES veste cor-de-rosa


Que o mês de outubro ficou conhecido como o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, todo mundo já sabe; mas agora, cada vez mais as empresas e instituições tem aderido a essa importante campanha.

O Centro Empresarial de Santiago também embarcou nessa e está com todo ambiente decorado. Além de flores nas mesas, está esperando a todos com um belo mate enfeitado.

A campanha foi criada no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the cure com o objetivo de compartilhar informações sobre a  doença.

O INCA – Instituto Nacional do Câncer, órgão do Ministério da Saúde, participa do movimento desde 2010, promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, além de produzir materiais e outros recursos educativos.

Dados do INCA apontam que apenas 2,5 milhões de mamografias foram  realizadas em 2014, equivalente a uma taxa de 24,8 %, bem menos do que os 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os sintomas mais comuns são o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e regular, mas há tumores que são de consistência branda e bem definidos. Outros sintomas são: edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja, retração cutânea, dor, inversão do mamilo, descamação e ulceração do mamilo.

A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis.

De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis.

Fonte: INCA e Ministério da Saúde


Veja também:


11/12/2019

» Centro Empresarial de Santiago realiza quinto sorteio da campanha comprar aqui é bom demais

09/12/2019

» Secretário da Previdência Bruno Bianco Leal e deputado Jerônimo Goergen vêm à Fecomércio-RS discutir sobre MP 905

09/12/2019

» Comércio projeta aumento de 5% nas vendas de Natal


Comentários: