» Blog


16/07/2018

Dia do Comerciante, 16 de julho

Comerciante é uma das profissões mais antigas da face da Terra. Historiadores afirmam que o comércio começou já na Pré-História. Pois naquela época as pessoas passaram a trocar produtos num sistema chamado escambo.

Mas com o passar dos anos, essas trocas comerciais ficaram cada vez mais complicadas e implicavam cada vez mais gente. Em algumas situações, o produto de troca oferecido por uma pessoa não era aquele que nutria as necessidades de outra. Assim surgiu a moeda. Então o comerciante precisou se adaptar a ela.

O Dia do Comerciante foi instituído pelo presidente do Senado Federal, João Café Filho, em 26 de outubro de 1953. A data de 16 de julho foi escolhida por ser aniversário do Visconde de Cayru, José da Silva Lisboa. Ele estimulou enorme influência junto ao príncipe regente português D. João VI para que fossem abertos os portos brasileiros para o comércio com outros países, em 1808. O Visconde de Cayru ajudou a criar as primeiras leis que estimularam o comércio brasileiro, que antes era muito dependente de Portugal. Por isto, ele é considerado o padrinho nacional do comércio.

Entre as inúmeras  qualidades de um ótimo comerciante destaca-se a facilidade com números, simpatia, agilidade, conhecimentos básicos de Informática, paciência, perseverança e persistência.

O comerciante deve ser respeitado porque sua função é importante para a Economia. Afinal, ele paga impostos caros e gera empregos. Um excelente comerciante é aquele que recebe o cliente com sorriso, mesmo tendo vontade de chorar com a situação financeira do país. Um bom comerciante é paciente e criativo, pois não desanima nas diversas crises do nosso país. Ele sofre nos feriados obrigatórios e prolongados, pois sabe que estas folgas prejudicam seus negócios. Mas mesmo assim não deixa de abrir as suas portas para vida pois, como dizia Daniel Defoe, “O comerciante honesto é o melhor homem da nação”.

 


Veja também:


17/08/2018

» Vem aí a promoção mais bagual de Santiago

17/08/2018

» Abordagem de vendas na prática

17/08/2018

» Senac Santiago inscreve para curso de Vendedor de Farmácia.


Comentários: