» Blog


27/11/2019

EDUCAÇÃO É PAUTA PERMANENTE ATRAVÉS DO PROJETO ESCOLA DO FUTURO


São muitas as iniciativas que a Agência de Desenvolvimento de Santiago (ADS) vem realizando com o objetivo de promover o desenvolvimento e articular novas ações e projetos em prol da coletividade.

Dentre todas as áreas, a Educação tem recebido uma atenção especial pela forte parceria consolidada para tornar possível, o projeto “Escola do Futuro”, através da proposta central de formar cidadãos criativos, proativos e empreendedores nos campos econômico, social e cultural, com condições de tomar iniciativas que impactem positivamente no desenvolvimento regional.

Neste ensejo, são parceiros no desenvolvimento das atividades, a Prefeitura Municipal de Santiago, o Centro Empresarial de Santiago (CES) e a URI Câmpus Santiago e o conselho Santiago Crescemos Juntos, vinculado à ADS. Novas parcerias estão sendo formadas para continuidade das ações, em contato com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Ministério da Educação e Câmara de Vereadores de Santiago.

A fase inicial do projeto Escola do Futuro aconteceu em 2018 com a presença de uma Comitiva de pesquisadoras da University of Tampere, Finlândia, que visitou o município de Santiago, realizando levantamento prévio de dados e informações com vistas à elaboração do projeto. A partir deste momento, iniciou a formação dos professores e profissionais da Educação que continua acontecendo regularmente em 2019, em encontros mensais, abordando temáticas que são definidas no grupo de trabalho.

Foi a partir deste projeto que muitas ações começaram a acontecer nas escolas, com práticas inovadoras e disruptivas na Educação, como as metodologias ativas, o empreendedorismo, a tecnologia, educação ambiental, educação financeira, meditação na escola, dentre outros.

Além da formação permanente para os professores, o projeto Escola do Futuro também projeta a criação do segundo ADE – Arranjo de Desenvolvimento da Educação do estado do Rio Grande do Sul, tendo já aprovada esta nova construção e começado a discutir o assunto em reuniões.

 


Veja também:


11/12/2019

» Centro Empresarial de Santiago realiza quinto sorteio da campanha comprar aqui é bom demais

09/12/2019

» Secretário da Previdência Bruno Bianco Leal e deputado Jerônimo Goergen vêm à Fecomércio-RS discutir sobre MP 905

09/12/2019

» Comércio projeta aumento de 5% nas vendas de Natal


Comentários: