» Blog


19/02/2018

Movimento de consumidores em lojas do país cresceu 6%


O movimento dos consumidores nas lojas do Brasil apresentou alta de 6% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. O crescimento da renda real dos consumidores e a oferta maior de crédito a juros mais baixos têm ajudado a aumentar o apetite de compra dos consumidores, segundo os economistas da Serasa. Comparando esse apetite com janeiro do ano passado, o crescimento foi ainda maior. Em relação a dezembro, os dados mostram estabilidade, com leve alta de 0,1%.

Segmentos

Considerando os segmentos analisados, o de Móveis, eletroeletrônicos e informática foi o que mais cresceu no mês, em relação ao mesmo mês do ano passado: a alta foi de 6,8%. Durante a crise, o segmento foi um dos que mais sofreram com a queda nas vendas, por conta do cenário de crédito mais escasso a juros muito elevados que, aliada a menor confiança dos consumidores, fez com que o consumo de itens mais caros fosse deixado de lado.

Assim que a economia deu sinais de retomada, os consumidores se sentem mais confortáveis em voltar a comprar eletros. O mesmo ocorre com o segmento de veículos, motos e peças. Um dos primeiros a sentir os sinais da crise, o segmento amargou quedas de duplo dígito de vendas. Em janeiro deste ano, o indicador da Serasa mostrou alta de 3,7% no movimento das lojas desse segmento.

O segmento de Supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas cresceu 3.5%. Por outro lado, há setores que não conseguiram ver o movimento de consumidores crescer. É o caso do segmento de combustíveis e lubrificantes, que viu queda de 7,8%.

FONTE: Portal No Varejo


Veja também:


17/08/2018

» Vem aí a promoção mais bagual de Santiago

17/08/2018

» Abordagem de vendas na prática

17/08/2018

» Senac Santiago inscreve para curso de Vendedor de Farmácia.


Comentários: