» Blog


19/02/2018

Nota técnica: Banco Central reduz Selic para 6,75% a.a.

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, em reunião realizada na última quarta-feira (07/02/2018), decidiu reduzir a taxa básica de juros da economia brasileira (taxa Selic) de 7,00% a.a. para 6,75% a.a.. Este foi o décimo primeiro corte consecutivo da Selic, diminuindo ao seu menor nível histórico. A decisão foi unânime entre os membros do Copom.

Apesar de manter o ciclo de redução de juros, a autoridade monetária diminuiu o ritmo do corte na taxa Selic e ensaia o fim do ciclo de afrouxamento. O cenário básico da inflação, segundo o comunicado do Banco Central, é influenciado “para baixo” por possíveis efeitos secundários de choques favoráveis nos preços de alimentos e bens industriais, associada a possíveis efeitos inerciais que levem a inflação a valores ainda menores. Por outro lado, há no balanço de riscos a frustração da continuidade das reformas e uma possível reversão do cenário corrente benéfico para os emergentes.

Com a decisão do Copom, o Brasil passa a conviver com uma taxa de juros real mais reduzida, o que deverá contribuir para o processo de retomada da atividade econômica. Para as próximas reuniões, a autoridade monetária sinalizou que deverá manter a taxa básica neste patamar. Contudo, não descartou novas reduções de acordo com a evolução da conjuntura.


Veja também:


21/05/2018

» Feira Brasileira do Varejo apresenta tendências e debate o futuro do setor

21/05/2018

» Santiago se mobiliza para aquecer o inverno da comunidade

17/05/2018

» CES comemora Dia das Mães


Comentários: