» Blog


22/06/2018

Pesquisas sinalizam tendências positivas

Três importantes indicadores divulgados pela Fecomércio-RS apresentaram sinalização positiva quanto às perspectivas de desempenho do comércio gaúcho, embora, de lá para cá, fatos novos possam vira fragilizar tal percepção do empresariado. Em nível interno, destacam-se os efeitos negativos sobre a atividade econômica nacional da greve dos caminhoneiros – até agora não inteiramente resolvida–e a continuidade da instabilidade política agravada pelo quadro sucessório presidencial e 
parlamentar. Externamente, as ameaças repousam na alta dos juros nos Estados Unidos, com reflexos mais do que severos sobre os mercados cambiais e no paralelo acirramento da política comercial protecionista do governo Trump. 
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) do Rio Grande do Sul permaneceu em patamar positivo em maio, atingindo 108,8 pontos, uma elevação de 6,6%sobre igual mês de 2017. Como resultado, o ICEC alcança o nono mês acima dos 100 pontos–desde setembro. Também a pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF) teve elevação em maio, crescendo 5,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Frente a abril/2018, a alta foi de 3,3%, atingindo 77,1 pontos. Finalmente, o mês de maio apresentou recuo na pesquisa sobre o nível de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) do Estado, ficando em 67,5% contra 71,1% em 2017. Segundo a pesquisa, o percentual de famílias gaúchas, com dívidas apesar de mais elevado que a média histórica, ainda permanece em nível confortável.

 


Veja também:


16/07/2018

» Geração Z é mais vulnerável à fake News

16/07/2018

»

16/07/2018

» Dia do Comerciante, 16 de julho


Comentários: