» Blog


18/04/2019

Soluções em serviços para sindicatos empresariais são pauta na primeira edição do Fórum Regional da Fecomércio-RS em 2019


“Tempos difíceis fazem sindicatos fortes”, com esse conceito a Fecomércio-RS deu início nessa quarta-feira, dia 17, ao ciclo de Fóruns Regionais 2019. A primeira edição do ano ocorreu na sede do Sindilojas Santiago, onde também estiveram outros sindicatos da região. O atual cenário de instabilidades do sindicalismo brasileiro trouxe problemas à auto sustentação financeira a alguns sindicatos empresariais, principalmente devido à queda da obrigatoriedade da Contribuição Sindical. Com o objetivo de auxiliar essas entidades a continuarem seu trabalho na representação dos empresários gaúchos, a Fecomércio-RS desenvolveu soluções em serviços para sindicatos gerarem suas próprias receitas. A novidade foi apresentada pela gerente da Assessoria de Relações Comerciais da Federação, Neusa Machado. Entre os principais serviços oferecidos:

Certificação Digital: para pessoas físicas (e-CPF) e jurídicas (e-CNPJ) que trará ganhos de 10% sobre o valor do certificado comprado do sindicato.

Conexão de Ideias: um projeto de palestras para todas as regiões do RS realizadas pelo Sesc em parceria com sindicatos, com lucro dividido entre as duas casas.

Medicina e saúde ocupacional: convênio para exames de PPRA, PCMSO, LTCAT, laudo de Insalubridade e Periculosidade, exames admissionais, demissionais, periódicos, retorno ao trabalho e mudança de função, através da intermediadora de serviços POA MED que atende em clínicas de todo o Estado, com ganhos de 18% para o sindicato sobre as mensalidades pagas.

Palestras nos sindicatos: uma palestra anual sem custo para cada sindicato. Diferentemente do Conexão de Ideias, nesse evento o lucro fica todo para o sindicato, mas, em contrapartida, ele deverá ser todo organizado e administrado pelo sindicato, do pré ao pós-evento, desde locação de espaço, definição de datas e horários, relação de despesas, entre outras demandas.

Passagens ônibus Planalto: venda de passagens de ônibus da empresa Planalto, com comissionamento de 18% para o sindicato.

Planos de Saúde – Bradesco/Sul América: convênios médicos disponibilizados apenas para o empresário e seus dependentes. Os convênios poderão ser aderidos junto ao sindicato, que receberá 1,5% sobre as mensalidades pagas.

Rede Fecomércio de Educação: uma loja virtual com cursos exclusivos através da plataforma EAD do Senac. Os cursos poderão ser comercializados a todos os públicos, com desconto para as empresas associadas, e os sindicatos terão ganhos de 20% sobre o valor pago pelo curso.

O presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, reforçou que a entidade vai prestar todo o suporte aos sindicatos que aderirem esses serviços, disponibilizando material personalizado para divulgação e comunicação. “Nossa missão é estar todos os anos em todas as regiões do estado para discutir com vocês sobre a nossa economia, sobre as pautas locais e agora, mais do que nunca, sobre o desenvolvimento e sustentação financeira dos nossos sindicatos”, afirmou Bohn.

A gerente da Assessoria Sindical e Trabalhista da Federação, Márcia Duarte, deu encerramento ao Fórum falando sobre a importância das Negociações Coletivas. A Reforma Trabalhista de 2017 trouxe a prevalência do negociado sobre o legislado ao mesmo tempo que decretou a queda da obrigatoriedade da Contribuição Sindical, o que “enfraqueceu a balança para o lado dos sindicatos empresariais”, segundo Márcia. Mesmo em meio a um cenário de imprecisão, a assessora afirmou que esse é um momento oportuno para os sindicatos fortaleceram sua imagem perante à classe empresarial, que necessita de um representante forte, que elabore e lute por uma Convenção Coletiva com normas claras e bem definidas, a fim de trazer segurança jurídica às empresas que a aplicarão.

 


Veja também:


18/09/2019

» Semana Farroupilha movimenta o varejo

18/09/2019

» Cirúrgica Santiago

18/09/2019

» Presidente do CES participa de semana acadêmica


Comentários: