» Blog


13/04/2018

Varejo gaúcho se sai melhor que a média nacional


Ao contrário do país, o varejo do Rio Grande do Sul vendeu mais em fevereiro do que em janeiro. O avanço foi de 0,4% com ajuste sazonal. Na média nacional, o IBGE identificou uma queda de 0,2% no desempenho do comércio. O mercado esperava um crescimento para o setor. 

Chama a atenção o forte avanço das vendas na comparação com fevereiro do ano passado. O varejo gaúcho vendeu 10% mais. Destaque para as lojas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação. O segmento apontou avanço de 38,5%. Em seguida, vem o resultado de tecidos, vestuário e calçados, com avanço de 20,2%. Livros, jornais, revistas e papelaria tiveram queda de 10,7%. 

Na média nacional, o crescimento em relação a fevereiro do ano passado é menor, de 1,3%. São onze meses de resultados positivos, mas desacelerou. 
— O indicador que mostra muito claramente uma recuperação é a análise do acumulado nos últimos 12 meses, com alta de 2,8%. Sinaliza uma recuperação iniciada em outubro de 2016 em praticamente todas atividades. Entre as atividades, super e hipermercados tiveram grande impacto nessa recuperação, mas também na desaceleração em fevereiro. Combustível teve o principal impacto negativo pois o aumento de preços vem inibindo o consumo — explica a gerente da pesquisa do IBGE, Isabella Nunes.

Fonte: Gaúcha ZH


Veja também:


20/04/2018

» Aumento das vendas traz novo fôlego para o varejo gaúcho

20/04/2018

» Gasto médio com presentes no Estado será de R$ 171,27

19/04/2018

» Aula Inaugural do Treinamento para Desenvolvimento de Habilidades Profissionais e Pessoais


Comentários: